Futebol feminino

08 julho 2025, 20h30

Ivan Baptista

Ivan Baptista com o Presidente Rui Costa

DECLARAÇÕES

Ivan Baptista é o novo treinador da equipa feminina de futebol do Benfica, tendo assinado contrato com o Clube até 2027. O técnico português de 33 anos mostrou-se entusiasmado, motivado e ambicioso por abraçar esta nova etapa profissional.

"É um sentimento de grande entusiasmo por chegar a esta casa, a um projeto desta dimensão, e é com muita motivação que estamos aqui, que queremos iniciar os trabalhos numa grande instituição e num projeto muito ambicioso", expressou o treinador, em declarações aos meios do Clube.

Técnico com vasta experiência académica, destacando-se a nível de processo de treino e de capacitação física, elementos determinantes no futebol feminino, Ivan Baptista está habituado a trabalhar num registo multidisciplinar.

Tendo realizado o curso UEFA A, a ambição e o rigor caracterizam-no, evidenciando sempre capacidade de liderança, mesmo como adjunto, função que desempenhou maioritariamente ao longo da sua carreira.

Ivan Baptista

"Aquilo que queremos implementar é certamente algo que nos deixa mais perto da vitória jogo após jogo, mas, para além disso, é algo que consiga continuar a atrair a massa adepta"

Ivan Baptista

"O Ivan é alguém que vive muito intensamente o treino e o jogo, é isso que a massa adepta benfiquista pode esperar de mim. Aquilo que trazemos para esta equipa, em concreto, é muito enquadrado com aquilo que é a realidade do Clube, ou seja, naturalmente, as ideias que vamos propor são de assumir a responsabilidade do jogo, de sermos protagonistas, e isso estará tudo muito alicerçado naquilo que será também a nossa capacidade de evidenciar as melhores qualidades das jogadoras. A nossa ideia, aquilo que queremos implementar, é certamente algo que nos deixa mais perto da vitória jogo após jogo, mas, para além disso, é algo que consiga continuar a atrair a massa adepta a seguir os nossos jogos, a seguir esta equipa de futebol feminino, e é esse o nosso compromisso com a massa adepta. Que este acompanhamento continue a haver e, se possível, que se torne ainda maior", expôs Ivan Baptista.

Apaixonado pelo futebol feminino, o técnico, natural do Porto, venceu uma Taça de Portugal na qualidade de treinador principal da equipa feminina do Boavista, em 2012/13.

O treinador traçou uma comparação entre a realidade encontrada na sua última experiência no futebol feminino e o panorama atual: "A realidade é que, quando entrei no futebol feminino, em meados de 2010, faz agora 15 anos, era tudo diferente. Certamente, há algumas coisas que se mantêm, do ponto de vista daquilo que é a motivação intrínseca da jogadora para a prática da modalidade, para a evolução, para a afirmação neste desporto, mas, naturalmente, durante estes 15 anos, passou-se muita coisa. Particularmente durante estes últimos sete, desde que o Benfica entrou com muita força neste desporto e no futebol feminino na tentativa de melhorar, e a verdade é que melhorou. Não menosprezando todo aquele trabalho que foi feito – e que continua a ser feito – por todos os clubes que constituem, que fazem parte e que têm equipas de futebol feminino, mas não podemos sequer equiparar aquilo que tem sido o aporte que a instituição Benfica tem dado à jogadora e aos profissionais que trabalham no futebol feminino, a vários níveis."

Ivan Baptista

"Sabemos da pesada herança que estamos a receber, mas chegamos com ambição, que não é desmedida, porque sabemos que esta equipa, este grupo de jogadoras que vai compor neste ano o plantel de futebol feminino, ainda não atingiu o seu limite"

Na época passada trabalhou no Molde, depois de uma passagem pela China, ao serviço do Nantong Zhiyun Football Club, onde foi adjunto.

Em Portugal, esteve vinculado ao Académico de Viseu (adjunto da equipa principal), Leixões (adjunto dos Sub-23 e formação principal) e Boavista, onde debutou a carreira em 2011/12 nos Sub-16 masculinos.

Entre 2016 e 2020, Ivan Baptista viveu a primeira experiência fora de Portugal, como adjunto dos Sub-19 do Tromso e adjunto da equipa principal norueguesa.

De volta à terra natal, o jovem treinador chega ao comando das Inspiradoras, atuais 11.⁠ᵃˢ classificadas do ranking da UEFA, e que garantiram presença direta na renovada fase de liga da Champions League.

Ivan Baptista

"A mentalidade vencedora, nesta casa, é inegociável, ainda para mais numa equipa que tem habituado os adeptos a títulos. Sabemos dessa responsabilidade, mas, ao mesmo tempo, chegamos com a ambição de fazer mais e melhor. Respeitamos muito aquilo que foi o passado recente desta equipa, das pessoas que por aqui têm passado. Sabemos da pesada herança que estamos a receber, mas chegamos com ambição, que não é desmedida, porque sabemos que esta equipa, este grupo de jogadoras que vai compor neste ano o plantel de futebol feminino, ainda não atingiu o seu limite. Tem potencial para fazer ainda mais e é com essa ambição que chegamos, de continuar a valorizar estas jogadoras e este projeto", afiançou o técnico.

Ivan Baptista assumiu ainda que mal pode esperar por iniciar o trabalho prático: "Já começámos na sombra, por assim dizer, com o planeamento, com tudo o que pode ser feito sem termos as jogadoras connosco, mas a verdade é que estamos muito ansiosos por conhecer, acima de tudo, as pessoas, as jogadoras, as equipas multidisciplinares que constituem este departamento, e, depois de conhecermos as pessoas, irmos para o campo o quanto antes."

Texto: Redação
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 8 de julho de 2025

Patrocinadores Futebol Feminino