Futebol feminino

27 março 2025, 15h58

Filipa Patão

Filipa Patão

O Pentacampeonato pode estar ao virar da esquina e o próximo desafio das encarnadas promete ser de alta intensidade. Neste sábado, às 17h30, o Benfica recebe o Racing Power no Campo n.º 1 do Benfica Campus, em jogo a contar para a 19.ª jornada da Liga BPI. Um duelo que se antevê renhido, com as águias focadas em somar mais três pontos.

Filipa Patão, treinadora do Benfica, reconhece o valor do adversário e espera um jogo exigente.

"Sabemos que é uma equipa que nos traz sempre problemas, a nós e a todas as equipas que defrontam, pela qualidade individual das jogadoras que têm, mas também pela sua organização e pelo seu modelo de jogo, a forma como abordam os jogos, uma equipa bastante agressiva, que não tem qualquer vergonha de procurar um jogo direto quando assim o jogo pede, mas também tem capacidade de ter bola e capacidade de ferir o adversário num outro tipo de jogo. Mas acreditamos, pelo último jogo que tivemos para a Taça, que seja um adversário que tente pressionar alto, que tente condicionar-nos logo na primeira saída, e que seja muito, muito direto no futebol que vai praticar, no sentido de explorar rapidamente as nossas costas e explorar rapidamente uma primeira e uma segunda bola que consigam tirar vantagem. Portanto, nós estamos preparadas para isso, também estamos preparadas no caso de mudarem e de alterarem alguma coisa, mas se nós queremos ganhar um novo campeonato, nós temos de conseguir perceber que temos que ser competentes contra todas as equipas, e independentemente de ser mais uma equipa que nos vai trazer problemas, vamos ter de colocar o melhor de nós dentro do campo para conseguirmos ganhar mais três pontos, três importantes pontos na nossa caminhada", analisou, em declarações à BTV.

Filipa Patão

Ouça Filipa Patão

Os números são reveladores da força do Benfica: a equipa apresenta o 2.º melhor ataque e divide com o Sporting a melhor defesa da competição. No entanto, para Filipa Patão, esses números só terão real significado no final da temporada.

"É mais um dado estatístico que existe no jogo, esse não é o único, e nós fazemos muito essa análise ao longo da época. Primeiro estão as vitórias e os pontos que estão conquistados, e nesse caso nós estamos à frente com uma boa margem. A questão do melhor ataque, penso que só no final da época é que podemos fazer essas contas relativamente ao melhor ataque e à melhor defesa. Temos consecutivamente todos os anos uma equipa que marca muitos golos e que sofre poucos golos, e é nisso que nós nos batemos e que trabalhamos todos os dias para sermos cada vez mais competentes ofensivamente e defensivamente cada vez mais consistentes. Portanto, vamos caminhar para aí e espero que este seja mais um jogo em que nós consigamos ser muito sólidos a nível defensivo e muito, muito competentes a nível ofensivo," apontou.

A recente transferência de Marie Alidou foi outro dos temas abordados, refletindo a qualidade do trabalho desenvolvido pelo Benfica na evolução das suas atletas. A treinadora encarnada destacou a importância de potenciar as jogadoras e prepará-las para outros desafios.

"Felizmente, têm passado por aqui muitas jogadoras competentes, muitas jogadoras que têm feito sempre um percurso bonito dentro do nosso clube e nós também trabalhamos todos os dias para que elas possam desenvolver o melhor possível e para que no fim, em alguns momentos, isto seja uma realidade. No caso da Marie Alidou, foi mais uma jogadora que ajudou o Benfica a atingir títulos, a fazer história, e foi mais uma peça no nosso tabuleiro e no nosso puzzle para conseguir ajudar a equipa a ser mais competente e ter mais qualidade. Agora foi embora, desejo-lhe a maior sorte do mundo, espero que esta passagem por aqui seja benéfica para ela e que tenha uma continuação de carreira muito bonita como foi até agora. E agora é centrar-nos nas que cá estão porque a realidade é esta, nós temos de nos centrar em quem fica, em quem está aqui a trabalhar e em quem nos pode ajudar a sermos melhores no próximo dia e no próximo jogo. Portanto, agora é agarrar as que cá estão e continuarmos a nossa luta até ao fim" afirmou.

Carole Costa

Ouça Carole Costa

No seio do plantel, a atenção está totalmente focada no próximo duelo, e Carole Costa, capitã das águias, antecipa um jogo exigente e competitivo.

"O Racing Power é uma grande equipa, já o demonstrou em casa delas, e agora o jogo é na nossa casa. Obviamente que gostamos de jogar em casa, junto dos nossos adeptos, e certamente que as coisas nos vão correr pelo melhor," destacou.

A possibilidade de revalidar o título nacional já neste domingo – um cenário possível pela conjugação de resultados – não altera a serenidade do grupo, que mantém o foco total no próximo desafio.

"Não sentimos mais pressão. Esta equipa vai jogo a jogo, e este é mais um jogo em nossa casa, junto dos nossos adeptos. Só pensamos em sábado, e depois logo se vê," garantiu a capitã.

O apoio dos adeptos será fundamental e Carole Costa lançou o apelo: "Esperamos um Benfica Campus cheio, às 17h30 de sábado, e por isso faço um apelo a todos os adeptos para estarem junto de nós."

CONVOCADAS

Andreia Faria, Anna Gasper, Andreia Norton, Beatriz Cameirão, Carole Costa, Catarina Amado, Cristina Prieto, Chandra Davidson, Christy Ucheibe, Joana Silva, Jody Brown, Lara Martins, Laís Araújo, Letícia Almeida, Lena Pauels, Marit Lund, Nycole Raysla, Neide Guedes, Rakel Engesvik e Rute Costa.

Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 28 de março de 2025

Patrocinadores Futebol Feminino


Relacionadas